segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Para saber que o conhecemos, vejamos se guardamos os seus mandamentos. (1Jo 2,3-11)

 

Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado. O critério para saber se estamos com Jesus é este: quem diz que permanece nele, deve também proceder como ele procedeu. [...] Aquele que diz estar na luz, mas odeia o seu irmão, ainda está nas trevas.

Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! >> Sl 95 (96), 1-2a. 2b-3. 5b-6

Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma. (Lc 2,22-35)

Leituras completas: https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=12&dia=29

 


domingo, 27 de dezembro de 2020

Se reconhecermos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo... (1Jo 1,5-2,2)

 

Deus é luz e nele não há trevas. Se dissermos que estamos em comunhão com ele, mas andamos nas trevas, estamos mentindo e não nos guiamos pela verdade. Mas, se andamos na luz, como ele está na luz, então estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de seu Filho Jesus nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado, estamo-nos enganando a nós mesmos, e a verdade não está dentro de nós. Se reconhecermos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda culpa. Se dissermos que nunca pecamos, fazemos dele um mentiroso e sua palavra não está dentro de nós. Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.


Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, quando os homens investiram contra nós, com certeza nos teriam devorado no furor de sua ira contra nós. >> Sl 123(124),2-3.4-5.7b-8


O Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: "Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo". José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. (Mt 2,13-18)

Leitura completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB


segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Aos famintos não falta alimento... (1Sm 2, 1. 4-5. 6-7. 8)

 

Eis o menino por quem eu pedi, e o Senhor ouviu a minha súplica. Portanto, eu também o ofereço ao Senhor, a fim de que só a ele sirva em todos os dias da sua vida'. E adoraram o Senhor. (1Sm 1,24-28)

Os saciados empregam-se pelo pão, enquanto aos famintos não falta alimento. A mulher estéril dá à luz sete vezes enquanto a mãe fecunda fenece. [...] Levanta do pó o necessitado e do lixo ergue o indigente, o faz assentar entre os príncipes, destinando-lhe um trono de glória. >> 1Sm 2, 1. 4-5. 6-7. 8

Maria disse: 'A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. [...] sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. (Lc 1,46-56)

Leituras completas: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB

domingo, 20 de dezembro de 2020

Deixa-me ouvir tua voz! Pois a tua voz é tão doce, e gracioso o teu semblante. (Cântico dos Cânticos 2,8-14)

 

No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção!  Por isso o nosso coração se alegra nele, seu santo nome é nossa única esperança. >> Sl 32 (33), 2-3. 11-12. 20-21  

Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu. (Lc 1,39-45)

Leitura completas: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

A vida dos humildes salvará. >> Sl 71, 1-2. 12-13. 18-19

 

Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. (Jr 23,5-8)

Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará. >> Sl 71, 1-2. 12-13. 18-19

Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. [...] Eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: 'José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. (Mt 1,18-24)

Leitura completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB



Seja bendito o seu nome para sempre! >> S. 71 (72), 1-2. 3-4ab. 7-8. 17

 

O cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha Aquele a quem pertencem, e a quem obedecerão os povos. (Gn 49,2.8-10) 

Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor! >> S. 71 (72), 1-2. 3-4ab. 7-8. 17

Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. [...] Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo... (Mt 1,1-17) 

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar... Sl 84 (85), 9ab-10. 11-12. 13-14

 

O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.

Povos de todos os confins da terra, voltai-vos para mim e sereis salvos, eu sou Deus e não há outro. [...] Somente no Senhor residem justiça e força'. Comparecerão perante ele, envergonhados, todos os que lhe resistem; no Senhor será justificada e glorificada... (Is 45,6b-8.18.21b-25)

Naquele tempo: João convocou dois de seus discípulos, e mandou-os perguntar ao Senhor: 'És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?' Eles foram ter com Jesus, e disseram:

'João Batista nos mandou a ti para perguntar: `És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?'' Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas, e fez muitos cegos recuperarem a vista. [...]Boa Nova é anunciada aos pobres. E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim! (Lc 7,19-23)


segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. >> Sl 33 (34)

 

Deixarei entre vós um punhado de homens humildes e pobres. E no nome do Senhor porá sua esperança... (Profecia de Sofonias 3,1-2.9-13)

Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, e castigado não será quem nele espera. >> Sl 33 (34), 2-3. 6-7. 17-18. 19.23

Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: `Filho, vai trabalhar hoje na vinha!' O filho respondeu: `Não quero'. Mas depois mudou de opinião e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: `Sim, senhor, eu vou'. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?' [...]  Então Jesus lhes disse: 'Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. [...] Os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele. (Mt 21,28-32)

Leitura completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB


domingo, 13 de dezembro de 2020

Ouve as palavras de Deus, e conhece os pensamentos do Altíssimo... (Nm 24,2-7.15-17ª)

 

Que vê o que o Poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem. Eu o vejo, mas não agora; e o contemplo, mas não de perto. Uma estrela sai de Jacó, e um cetro se levanta de Israel. (Nm 24,2-7.15-17ª)

O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho. >> Sl 24 (25), 4bc-5ab. 6-7bc. 8-9

Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: 'Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?' (Mt 21,23-27)

Leitura completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB


quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! (Is 48,17-19)

 

Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! (Is 48,17-19)

Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte. >> Sl 1, 1-2. 3. 4.6

Veio João, que não come nem bebe, e dizem: 'Ele está com um demônio'. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: 'É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores'. (Mt 11,16-19)

Leituras completas: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB


quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Não temas; eu te ajudarei. (Is 41,13-20)

Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: Não temas; eu te ajudarei. [...] Eu vos ajudarei', diz o Senhor e Salvador, o Santo de Israel.

O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura. >> Sl 144 (145), 1.9. 10-11. 12-13ab

Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. (Mt 11,11-15)

Leitura Completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB


terça-feira, 8 de dezembro de 2020

O Senhor dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. (Is 40,25-31)

 

Levantai os olhos para o alto e vede: Quem criou tudo isto? Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus que nenhuma delas falta à chamada. [...] Acaso ignoras, ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar.

 Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão; O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas. >> Sl 102 (103), 1-2. 3-4. 8. 10

Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mt 11,28-30)

Leituras Completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB



segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

o Senhor Deus o chamou, dizendo: "Onde estás? (Gn 3,9-15.20)


"E ele respondeu: "Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi". [...] Adão disse: "A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi".

O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel. >> Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4

Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. (Ef 1,3-6.11-12)

O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. [...] O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. [...] para Deus nada é impossível'. Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' (Lc 1,26-38)

Leituras Completas: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB



domingo, 6 de dezembro de 2020

Dizei às pessoas deprimidas: 'Criai ânimo, não tenhais medo! (Is 35,1-10)

 

Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar'. Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. [...] Os que o Senhor salvou, voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto.

O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus. >> Sl 84 (85),9ab-10. 11-12. 13-14

Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. (Lc 5,17-26)

Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: 'Por que murmurais em vossos corações? [...] Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: 'Hoje vimos coisas maravilhosas!'

Leitura Completa: https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=12&dia=7

 


quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando... ( Mt 9,27-31)

 

'Tem piedade de nós, filho de Davi!' Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: 'Vós acreditais que eu posso fazer isso?' Eles responderam: 'Sim, Senhor.' Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: 'Faça-se conforme a vossa fé.' E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: 'Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo.' Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.


Os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão... (Is 29,17-24)

 

No meio das trevas e das sombras. Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel; fracassou o prepotente, desapareceu o trapaceiro, e sucumbiram todos os malfeitores precoces, os que faziam os outros pecar por palavras, e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade e atacavam o justo com palavras falsas. [...] os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria e os maldizentes concordarão em aprender.

Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor! >> Sl 26 (27), 1. 4. 13-14

Leitura Completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB

 


terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados... (Mt 15,29-37)

 

Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha, e sentou-se. Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou. [...] “Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?” Jesus perguntou: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete, e alguns peixinhos”. E Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os, e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões. Todos comeram e ficaram satisfeitos; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.

Leituras Completas: https://liturgia.cancaonova.com/pb/liturgia/1a-semana-advento-quarta-feira-4/?sDia=2&sMes=12&sAno=2020


Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces... (Is 25,6-10a)

 

o Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos. [...] O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra; o Senhor o disse. [...]“Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado: vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo”. E a mão do Senhor repousará sobre este monte.

Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos. (Sl 22)

Leituras Completas: https://liturgia.cancaonova.com/pb/liturgia/1a-semana-advento-quarta-feira-4/?sDia=2&sMes=12&sAno=2020


segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos.(Lc 10,21-24)

 

Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.

Leituras completas: https://liturgia.cancaonova.com/pb/liturgia/1a-semana-advento-terca-feira-3/?sDia=1&sMes=12&sAno=2020


Nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor... (Is 11,1-10)

 

Nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; sobre ele repousará o Espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; no temor do Senhor, encontra ele seu prazer. Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer; mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios. [...] Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua morada.

Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará. (Sl 71)

Leituras completas: https://liturgia.cancaonova.com/pb/liturgia/1a-semana-advento-terca-feira-3/?sDia=1&sMes=12&sAno=2020


domingo, 29 de novembro de 2020

Quando Jesus andava à beira do mar da Galiléia,viu dois irmãos... (Mt 4,18-22)

 

Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: 'Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens.' Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram. Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.

Leituras completas: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB



Nem todos obedeceram à Boa-nova. (Rm 10,9-18)

 

É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. Pois a Escritura diz: "Todo aquele que nele crer não ficará confundido".

"Quão belos são os pés dos que anunciam o bem" Mas nem todos obedeceram à Boa-nova. Pois Isaías diz: "Senhor, quem acreditou em nossa pregação?" Logo, a fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo. Então, eu pergunto: Será que eles não ouviram?

Certamente que ouviram, pois "a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo".

Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz. >> Sl 18(19A),2-3.4-5

Leitura completas: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB 


segunda-feira, 23 de novembro de 2020

O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. (Lc 21,29-33)

 

Jesus contou-lhes uma parábola: 'Olhai a figueira e todas as árvores. Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.

Leituras Completas:

https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=11&dia=27

 


Vi a cidade santa, a nova Jerusalém... (Ap 20,1-4.11-21,2)

 

Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, em pé diante do trono. Foram abertos livros, e mais um outro livro ainda: o livro da vida. Então foram julgados os mortos, de acordo com sua conduta, conforme está escrito nos livros. [...] Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus, vestida qual esposa enfeitada para o seu marido.

Felizes os que habitam vossa casa; para sempre haverão de vos louvar! Felizes os que em vós têm sua força, Caminharão com um ardor sempre crescente. >> Sl 83 (84),3. 4. 5-6a.8a

Leituras Completas:

https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=11&dia=27


Erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. (Lc 21,20-28)

 

Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judéia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. [...] Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.

Leituras Completas:

https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=11&dia=26

 


Deus julgou a grande prostituta que corrompeu a terra com sua prostituição (Ap 18,1-2.21-23; 19,1-3.9ª)

 

Vingou nela o sangue dos seus servos'. E repetiram: 'Aleluia! A fumaça dela fica subindo para toda a eternidade!' E um anjo me disse: 'Escreve: Felizes são os convidados para o banquete das núpcias do Cordeiro.'

Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente! >> Sl 99 (100),2. 3. 4. 5

Leituras Completas:

https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=11&dia=26


domingo, 22 de novembro de 2020

Sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas... (Lc 21,12-19)

 

Postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida! 

Leituras Completas:

Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB


Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus... (Ap 15,1-4)

 

Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações!

O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel. >> Sl 97 (98), 1. 2-3ab. 7-8. 9

Leituras Completas:

Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB

 


sábado, 21 de novembro de 2020

Cuidado para não serdes enganados... (Lc 21,5-11)

 

Porque muitos virão em meu nome, dizendo: 'Sou eu! - e ainda: 'O tempo está próximo.' Não sigais essa gente! [...] Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu.


Saiu, de junto do altar, outro anjo ainda, aquele que tem o poder sobre o fogo. (Ap 14,14-19)

 

Ele gritou em alta voz para aquele que segurava a foice afiada: 'Lança a foice e colhe os cachos da videira da terra, porque as uvas já estão maduras.' E o anjo lançou a foice afiada na terra, e colheu as uvas da videira da terra. Depois, despejou as uvas no grande lagar do furor de Deus.

Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade. >> Sl 95 (96),10. 11-12. 13

Leituras Completas:

Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB

A viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver. (Lc 21,1-4)

 

Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. Diante disto, ele disse: 'Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver.'


Eles seguem o Cordeiro aonde quer que vá. (Ap 14,1-3.4b-5)

 

Foram resgatados do meio dos homens, como primeira oferta a Deus a ao Cordeiro. Na sua boca nunca foi encontrada mentira. São íntegros!  

Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?' 'Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime. >> Sl 23 (24),1-2. 3-4ab. 5-6

Leituras Completas:

https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=11&dia=22

 


Eu estava com fome e me destes de comer... (Mt 25,31-46)

 

Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. [...] Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita:

`Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar'. Então os justos lhe perguntarão: `Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? [...] Então o Rei lhes responderá: `Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!' Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: `Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber [...] Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna'.

Leituras Completas:

https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=11&dia=22

 


Vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares... (Ez 34,11-12.15-17)

 

Como o pastor toma conta do rebanho, de dia, quando se encontra no meio das ovelhas dispersas, assim vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que foram dispersadas num dia de nuvens e escuridão. [...] Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente, e vigiar a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-las conforme o direito. Quanto a vós, minhas ovelhas - assim diz o Senhor Deus - eu farei justiça entre uma ovelha e outra, entre carneiros e bodes.

Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças. (Sl 22,1-2a.2b-3.5-6)

Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. (1Cor 15,20-26.28)

Leituras Completas:

https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=11&dia=22

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. (Lc 19,41-44)

 

Não reconheceste o tempo em que foste visitada...

Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: Disse: 'Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada.'

Leituras Completas:

https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=11&dia=19


Incenso, que são as orações dos santos. (Ap 5,1-10)

 

Os quatro Seres vivos e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Todos tinham harpas e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. [...] Tu és digno de receber o livro e abrir seus selos, porque foste imolado, e com teu sangue adquiriste para Deus homens de toda a tribo, língua, povo e nação. Deles fizeste para o nosso Deus um reino de sacerdotes. E eles reinarão sobre a terra.'

O Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes. >> Sl 149,1-2. 3-4. 5-6a.9b

Leituras Completas:

https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=11&dia=19


terça-feira, 17 de novembro de 2020

Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. (Lc 19,11-28)

 

Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um [...] Mandou chamar os empregados, aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber quanto cada um havia lucrado. O primeiro chegou e disse: 'Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais.' O homem disse: 'Muito bem, servo bom. Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades'. Chegou o outro empregado e disse: 'Senhor, aqui estão as tuas cem moedas que guardei num lenço, pois eu tinha medo de ti [...]'Tirai dele as cem moedas e dai-as àquele que tem mil'...


'Sobe até aqui, para que eu te mostre as coisas que devem acontecer depois destas.' (Ap 4,1-11)

 

Vi uma porta aberta no céu, e a voz que antes eu tinha ouvido falar-me como trombeta, disse: 'Sobe até aqui, para que eu te mostre as coisas que devem acontecer depois destas.' Imediatamente, o Espírito tomou conta de mim. [...] Os vinte e quatro anciãos se prostravam diante daquele que estava sentado no trono, para adorar o que vive para sempre.

Louvai o Senhor Deus no santuário, louvai-o no alto céu de seu poder! Louvai-o por seus feitos grandiosos, louvai-o em sua grandeza majestosa! >> Sl 150,1-2. 3-4. 5-6

Leituras Completas:

https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=11&dia=18


segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Zaqueu procurava ver quem era Jesus... (Lc 19,1-10)

 

Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: 'Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa.' Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. [...] Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: 'Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais.' Jesus lhe disse: 'Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.'

Leituras Completas:

https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=11&dia=17

 


Eu repreendo e educo os que eu amo... (Ap 3,1-6.14-22)

 

Lembra-te daquilo que tens aprendido e ouvido. Observa-o! Converte-te! Se não estiveres vigilante, eu virei como um ladrão, sem que tu saibas em que hora te vou surpreender! [...] O vencedor vestirá a roupa branca, e não apagarei o seu nome do livro da vida [...] Conheço a tua conduta. nem és frio, nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, porque és morno, nem frio nem quente, estou para vomitar-te de minha boca. [...] Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te, pois, e converte-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo. Ao vencedor farei sentar-se comigo no meu trono...

Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor. >> Sl 14 (15), 2-3ab. 3cd-4ab. 5

Leituras Completas:

https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=11&dia=17

domingo, 15 de novembro de 2020

Um cego estava sentado à beira do caminho... (Lc 18,35-43)

 

O cego gritou: 'Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!' Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 'O que queres que eu faça por ti?' O cego respondeu: 'Senhor, eu quero enxergar de novo.' Jesus disse: 'Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou.'

És perseverante. Sofreste por causa do meu nome e não desanimaste. (Ap 1,1-4; 2,1-5)

 

Este dá testemunho que tudo quanto viu é palavra de Deus e testemunho de Jesus Cristo. [...] Feliz aquele que lê e aqueles que escutam as palavras desta profecia e também praticam o que nela está escrito. [...] Conheço a tua conduta, o teu esforço e a tua perseverança. Sei que não suportas os maus. [...] És perseverante. Sofreste por causa do meu nome e não desanimaste. Todavia, há uma coisa que eu reprovo: abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te de onde caíste! Converte-te e volta à tua prática inicial. Se, pelo contrário, não te converteres, virei depressa e arrancarei o teu candelabro do seu lugar.

Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar. >> Sl 1, 1-2. 3. 4.6

Leituras Completas:

https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=11&dia=16

 


sábado, 14 de novembro de 2020

Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. (Mt 25,14-30)

 

A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. [...]O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles, e lucrou outros cinco. Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois. Mas aquele que havia recebido um só, saiu, cavou um buraco na terra, e escondeu o dinheiro do seu patrão. [...]O patrão lhe disse: `Muito bem, servo bom e fiel! como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. [...]  Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes!'

Leituras Completas:

https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=11&dia=15

 


Uma mulher forte, quem a encontrará? Ela vale muito mais do que as jóias. (Pr 31,10-13.19-20.30-31)

 

Abre suas mãos ao necessitado e estende suas mãos ao pobre. O encanto é enganador e a beleza é passageira; a mulher que teme ao Senhor, essa sim, merece louvor. Proclamem o êxito de suas mãos, e na praça louvem-na as suas obras!

Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! (Sl 127,1-2.3.4-5)

A tua esposa é uma videira bem fecunda ano coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.

Mas vós, meus irmãos, não estais nas trevas, de modo que esse dia vos surpreenda como um ladrão. [...]Portanto, não durmamos, como os outros, mas sejamos vigilantes e sóbrios.(1Ts 5,1-6)

Leituras Completas:

https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=11&dia=15


sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: `Faze-me justiça... (Lc 18,1-8)

Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir...

Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: `Faze-me justiça contra o meu adversário!' Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: 'Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça [...]Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele?   

Leituras Completas: 

https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=11&dia=14

Eles deram testemunho da tua caridade diante da Igreja. (3Jo 5-8)

Farás bem em provê-los para a viagem de um modo digno de Deus. [...] A nós, portanto, cabe acolhê-los, para sermos cooperadores da Verdade.

Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! >> Sl 111 (112),1-2. 3-4. 5-6

Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos. Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente!

Leituras Completas: https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=11&dia=14

 


Pela graça que sois salvos, mediante a fé. (Ef 2,1-10)

Isso não vem de vós; é dom de Deus! Não vem das obras, para que ninguém se orgulhe. [...] nós fomos criados em Jesus Cristo para as obras boas...

Nós éramos deste número, todos nós. Outrora nos abandonávamos às paixões da carne; satisfazíamos os seus desejos, seguíamos os seus caprichos e éramos por natureza, como os demais, filhos da ira. Mas Deus é rico em misericórdia. Por causa do grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, ele nos deu a vida com Cristo. É por graça que vós sois salvos!

Com efeito, é pela graça que sois salvos, mediante a fé. E isso não vem de vós; é dom de Deus! Não vem das obras, para que ninguém se orgulhe. Pois é ele quem nos fez; nós fomos criados em Jesus Cristo para as obras boas, que Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente! (Sl 99,2. 3. 4. 5)

Leituras Completas:

https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=10&dia=19


Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la. (Lc 17,26-37)


Quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. Lembrai-vos da mulher de Ló. Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la.

Leituras Completas: https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=11&dia=13


Amar consiste no seguinte: em viver conforme os seus mandamentos. (2Jo 4-9)

 

Este é o mandamento que ouvistes desde o início para guiar o vosso proceder. Acontece que se espalharam pelo mundo muitos sedutores, que não confessam a Jesus Cristo encarnado. Está aí o Sedutor, o Anticristo. Tomai cuidado [...]Todo o que não permanece na doutrina de Cristo, mas passa além, não possui a Deus. Aquele que permanece na doutrina é o que possui o Pai e o Filho.

Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus! >> Sl 118 (119),1. 2. 10. 11. 17. 18

Abri meus olhos, e então contemplarei as maravilhas que encerra a vossa lei!

Leituras Completas: 

https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=11&dia=13


quarta-feira, 11 de novembro de 2020

O Reino de Deus está entre vós. (Lc 17,20-25)

 

Pois, como o relâmpago brilha de um lado até ao outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração.