segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Para saber que o conhecemos, vejamos se guardamos os seus mandamentos. (1Jo 2,3-11)

 

Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado. O critério para saber se estamos com Jesus é este: quem diz que permanece nele, deve também proceder como ele procedeu. [...] Aquele que diz estar na luz, mas odeia o seu irmão, ainda está nas trevas.

Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! >> Sl 95 (96), 1-2a. 2b-3. 5b-6

Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma. (Lc 2,22-35)

Leituras completas: https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=12&dia=29

 


domingo, 27 de dezembro de 2020

Se reconhecermos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo... (1Jo 1,5-2,2)

 

Deus é luz e nele não há trevas. Se dissermos que estamos em comunhão com ele, mas andamos nas trevas, estamos mentindo e não nos guiamos pela verdade. Mas, se andamos na luz, como ele está na luz, então estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de seu Filho Jesus nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado, estamo-nos enganando a nós mesmos, e a verdade não está dentro de nós. Se reconhecermos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda culpa. Se dissermos que nunca pecamos, fazemos dele um mentiroso e sua palavra não está dentro de nós. Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.


Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, quando os homens investiram contra nós, com certeza nos teriam devorado no furor de sua ira contra nós. >> Sl 123(124),2-3.4-5.7b-8


O Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: "Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo". José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. (Mt 2,13-18)

Leitura completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB


segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Aos famintos não falta alimento... (1Sm 2, 1. 4-5. 6-7. 8)

 

Eis o menino por quem eu pedi, e o Senhor ouviu a minha súplica. Portanto, eu também o ofereço ao Senhor, a fim de que só a ele sirva em todos os dias da sua vida'. E adoraram o Senhor. (1Sm 1,24-28)

Os saciados empregam-se pelo pão, enquanto aos famintos não falta alimento. A mulher estéril dá à luz sete vezes enquanto a mãe fecunda fenece. [...] Levanta do pó o necessitado e do lixo ergue o indigente, o faz assentar entre os príncipes, destinando-lhe um trono de glória. >> 1Sm 2, 1. 4-5. 6-7. 8

Maria disse: 'A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. [...] sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. (Lc 1,46-56)

Leituras completas: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB

domingo, 20 de dezembro de 2020

Deixa-me ouvir tua voz! Pois a tua voz é tão doce, e gracioso o teu semblante. (Cântico dos Cânticos 2,8-14)

 

No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção!  Por isso o nosso coração se alegra nele, seu santo nome é nossa única esperança. >> Sl 32 (33), 2-3. 11-12. 20-21  

Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu. (Lc 1,39-45)

Leitura completas: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

A vida dos humildes salvará. >> Sl 71, 1-2. 12-13. 18-19

 

Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. (Jr 23,5-8)

Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará. >> Sl 71, 1-2. 12-13. 18-19

Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. [...] Eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: 'José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. (Mt 1,18-24)

Leitura completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB



Seja bendito o seu nome para sempre! >> S. 71 (72), 1-2. 3-4ab. 7-8. 17

 

O cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha Aquele a quem pertencem, e a quem obedecerão os povos. (Gn 49,2.8-10) 

Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor! >> S. 71 (72), 1-2. 3-4ab. 7-8. 17

Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. [...] Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo... (Mt 1,1-17) 

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar... Sl 84 (85), 9ab-10. 11-12. 13-14

 

O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.

Povos de todos os confins da terra, voltai-vos para mim e sereis salvos, eu sou Deus e não há outro. [...] Somente no Senhor residem justiça e força'. Comparecerão perante ele, envergonhados, todos os que lhe resistem; no Senhor será justificada e glorificada... (Is 45,6b-8.18.21b-25)

Naquele tempo: João convocou dois de seus discípulos, e mandou-os perguntar ao Senhor: 'És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?' Eles foram ter com Jesus, e disseram:

'João Batista nos mandou a ti para perguntar: `És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?'' Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas, e fez muitos cegos recuperarem a vista. [...]Boa Nova é anunciada aos pobres. E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim! (Lc 7,19-23)


segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. >> Sl 33 (34)

 

Deixarei entre vós um punhado de homens humildes e pobres. E no nome do Senhor porá sua esperança... (Profecia de Sofonias 3,1-2.9-13)

Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, e castigado não será quem nele espera. >> Sl 33 (34), 2-3. 6-7. 17-18. 19.23

Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: `Filho, vai trabalhar hoje na vinha!' O filho respondeu: `Não quero'. Mas depois mudou de opinião e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: `Sim, senhor, eu vou'. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?' [...]  Então Jesus lhes disse: 'Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. [...] Os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele. (Mt 21,28-32)

Leitura completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB


domingo, 13 de dezembro de 2020

Ouve as palavras de Deus, e conhece os pensamentos do Altíssimo... (Nm 24,2-7.15-17ª)

 

Que vê o que o Poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem. Eu o vejo, mas não agora; e o contemplo, mas não de perto. Uma estrela sai de Jacó, e um cetro se levanta de Israel. (Nm 24,2-7.15-17ª)

O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho. >> Sl 24 (25), 4bc-5ab. 6-7bc. 8-9

Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: 'Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?' (Mt 21,23-27)

Leitura completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB


quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! (Is 48,17-19)

 

Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! (Is 48,17-19)

Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte. >> Sl 1, 1-2. 3. 4.6

Veio João, que não come nem bebe, e dizem: 'Ele está com um demônio'. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: 'É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores'. (Mt 11,16-19)

Leituras completas: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB


quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Não temas; eu te ajudarei. (Is 41,13-20)

Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: Não temas; eu te ajudarei. [...] Eu vos ajudarei', diz o Senhor e Salvador, o Santo de Israel.

O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura. >> Sl 144 (145), 1.9. 10-11. 12-13ab

Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. (Mt 11,11-15)

Leitura Completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB


terça-feira, 8 de dezembro de 2020

O Senhor dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. (Is 40,25-31)

 

Levantai os olhos para o alto e vede: Quem criou tudo isto? Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus que nenhuma delas falta à chamada. [...] Acaso ignoras, ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar.

 Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão; O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas. >> Sl 102 (103), 1-2. 3-4. 8. 10

Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mt 11,28-30)

Leituras Completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB



segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

o Senhor Deus o chamou, dizendo: "Onde estás? (Gn 3,9-15.20)


"E ele respondeu: "Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi". [...] Adão disse: "A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi".

O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel. >> Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4

Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. (Ef 1,3-6.11-12)

O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. [...] O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. [...] para Deus nada é impossível'. Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' (Lc 1,26-38)

Leituras Completas: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB



domingo, 6 de dezembro de 2020

Dizei às pessoas deprimidas: 'Criai ânimo, não tenhais medo! (Is 35,1-10)

 

Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar'. Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. [...] Os que o Senhor salvou, voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto.

O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus. >> Sl 84 (85),9ab-10. 11-12. 13-14

Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. (Lc 5,17-26)

Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: 'Por que murmurais em vossos corações? [...] Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: 'Hoje vimos coisas maravilhosas!'

Leitura Completa: https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2020&mes=12&dia=7

 


quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando... ( Mt 9,27-31)

 

'Tem piedade de nós, filho de Davi!' Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: 'Vós acreditais que eu posso fazer isso?' Eles responderam: 'Sim, Senhor.' Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: 'Faça-se conforme a vossa fé.' E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: 'Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo.' Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.


Os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão... (Is 29,17-24)

 

No meio das trevas e das sombras. Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel; fracassou o prepotente, desapareceu o trapaceiro, e sucumbiram todos os malfeitores precoces, os que faziam os outros pecar por palavras, e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade e atacavam o justo com palavras falsas. [...] os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria e os maldizentes concordarão em aprender.

Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor! >> Sl 26 (27), 1. 4. 13-14

Leitura Completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB

 


terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados... (Mt 15,29-37)

 

Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha, e sentou-se. Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou. [...] “Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?” Jesus perguntou: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete, e alguns peixinhos”. E Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os, e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões. Todos comeram e ficaram satisfeitos; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.

Leituras Completas: https://liturgia.cancaonova.com/pb/liturgia/1a-semana-advento-quarta-feira-4/?sDia=2&sMes=12&sAno=2020


Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces... (Is 25,6-10a)

 

o Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos. [...] O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra; o Senhor o disse. [...]“Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado: vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo”. E a mão do Senhor repousará sobre este monte.

Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos. (Sl 22)

Leituras Completas: https://liturgia.cancaonova.com/pb/liturgia/1a-semana-advento-quarta-feira-4/?sDia=2&sMes=12&sAno=2020