domingo, 31 de janeiro de 2021

Triunfaram de enfermidades, foram corajosos na guerra... Hb 11,32-40

 

Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome nos gloriemos em vosso louvor (Sl 105,47)

Graças à sua fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, viram se realizar as promessas. Taparam bocas de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio de espada, triunfaram de enfermidades, foram corajosos na guerra e puseram em debandada exércitos estrangeiros. Devolveram vivos às suas mães os filhos mortos. Alguns foram torturados, por recusarem ser libertados, movidos pela esperança de uma ressurreição mais gloriosa. Outros sofreram escárnio e açoites, cadeias e prisões. Foram apedrejados, massacrados, serrados ao meio, mortos a fio de espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelha e de cabra, necessitados de tudo, perseguidos e maltratados, homens de que o mundo não era digno! Refugiaram-se nas solidões das montanhas, nas cavernas e em antros subterrâneos. E, no entanto, todos estes mártires da fé não conheceram a realização das promessas! Porque Deus, que tinha para nós uma sorte melhor, não quis que eles chegassem sem nós à perfeição (da felicidade). Hb 11,32-40

Amai o Senhor Deus, seus santos todos, ele guarda com carinho seus fiéis, mas pune os orgulhosos com rigor. Sl - 30/31 

Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia! (Lc 7,16). 

Assim que saíram da barca, um homem possesso do espírito imundo saiu do cemitério... (Mc 5,1-20) 

Mostrai serena a vossa face ao vosso servo e salvai-me pela vossa compaixão! (Sl 30,17s)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Suportastes longas e dolorosas lutas. (Hb 10,32-39)

 

És vezes, éreis apresentados como espetáculo, debaixo de injúrias e tribulações; outras vezes, vos tornáveis solidários dos que assim eram tratados. Com efeito, participastes dos sofrimentos dos prisioneiros e aceitastes com alegria o confisco dos vossos bens, na certeza de possuir uma riqueza melhor e mais durável. Não abandoneis, pois, a vossa coragem, que merece grande recompensa. De fato, precisais de perseverança para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que ele prometeu. [...] Somos homens da fé, para a salvação da alma. (Hb 10,32-39)

A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram. Sl 36, 3-4. 5-6. 23-24. 39-40

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25).

Jesus disse à multidão: 'O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. (Mc 4,26-34)

Leituras completas: https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2021&mes=1&dia=29


quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Não abandonemos as nossas assembleias... (Hb 10,19-25)

 

Irmãos, temos plena liberdade para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus. Ele nos abriu um caminho novo e vivo, através da cortina, quer dizer, através da sua humanidade. Temos um grande sacerdote constituído sobre a casa de Deus. Aproximemo-nos, portanto, de coração sincero e cheio de fé, com coração purificado de toda a má consciência e o corpo lavado com água pura. Sem desânimo, continuemos a afirmar a nossa esperança, porque é fiel quem fez a promessa. Sejamos atentos uns aos outros, para nos incentivar à caridade e às boas obras. Não abandonemos as nossas assembléias, como alguns costumam fazer. Antes, procuremos animar-nos mutuamente, e tanto mais quanto vedes o dia aproximar-se. (Hb 10,19-25)

Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador'. 'É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face'. Sl 23 (24),1-2. 3-4ab. 5-6

'Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a coloca num candeeiro? Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.' Jesus dizia ainda: 'Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem.' (Mc 4,21-25)

Leitura completa: https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2021&mes=1&dia=28

 


terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Pondo as minhas leis nos seus corações e inscrevendo-as na sua mente... (Hb 10,11-18)

 

o Senhor declara: 'Pondo as minhas leis nos seus corações e inscrevendo-as na sua mente, não me lembrarei mais dos seus pecados, nem das suas iniqüidades.'  Ora, onde existe o perdão, já não se faz oferenda pelo pecado. (Hb 10,11-18)

Domina com vigor teus inimigos... Sl 109,1. 2. 3. 4

O semeador saiu a semear. Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram [...] Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom, são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um.' (Mc 4,1-20)

Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! (Sl 33,6)

Leitura completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB

 

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza, de amor e sobriedade. (2Tm 1,1-8)

 

Não te envergonhes do testemunho de Nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. (2Tm 1,1-8) 

Manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! Sl 95(96),1-2a.2b-3.7-8a.10

O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18).

O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. [...] Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: `O Reino de Deus está próximo de vós'" (Lc 10,1-9)

Não fostes vós que me escolhestes, diz o Senhor. Fui eu que vos escolhi e vos enviei para produzirdes frutos e o vosso fruto permaneça (Jo 15,16).

Leitura completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB


domingo, 24 de janeiro de 2021

`Saulo, Saulo, por que me persegues?' (At 22,3-16)

 

Sei em quem acreditei; e estou certo de que o justo juiz conservará a minha fé até o dia de sua vinda (2Tm 1,12; 4,8)

Aconteceu que, na viagem, estando já perto de Damasco, pelo meio dia, de repente uma grande luz que vinha do céu brilhou ao redor de mim. Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: `Saulo, Saulo, por que me persegues?' Eu perguntei: `Quem és tu, Senhor?' Ele me respondeu: `Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu estás perseguindo'. (At 22,3-16)

Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel! Sl 116(117),1-2

Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados". (Mc 16,15-18)

Vivo da fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim (Gl 2,20).

Lituras completas: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB


quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Sabemos que Deus nos ama e cremos no seu amor (1Jo 4,16)

 

Os conduzi pela mão para fazê-los sair da terra do Egito. Pois eles não permaneceram fiéis à minha aliança; por isso, me desinteressei deles, diz o Senhor. (Hb 8,6-13)

Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, concedei-nos também vossa salvação! Sl 84, 8.10.11-12.13-14

Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, com autoridade para expulsar os demônios. (Mc 3,13-19)

Leitura completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB


quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Ele é ministro do Santuário e da Tenda verdadeira... (Hb 7,25 - 8,6)

 


Jesus é capaz de salvar para sempre aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus. Ele está sempre vivo para interceder por eles. [...] Ele é ministro do Santuário e da Tenda verdadeira, armada pelo Senhor, e não por mão humana.  (Hb 7,25 - 8,6) 

Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembléia; vós sabeis: não fechei os meus lábios! Sl 39, 7-8a. 8b-9. 10. 17

Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse. Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. (Mc 3,7-12)

Leitura completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB


terça-feira, 19 de janeiro de 2021

'Rei de Justiça' (Hb 7,1-3.15-17)

 

Melquisedec, rei de Salém, sacerdote de Deus Altíssimo. saiu ao encontro de Abraão, quando esse regressava do combate contra os reis, e o abençoou. Foi a ele que Abraão entregou o dízimo de tudo. E o seu nome significa, em primeiro lugar, 'Rei de Justiça'; e, depois: 'Rei de Salém', o que quer dizer, 'Rei da Paz'. (Hb 7,1-3.15-17)

O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois Ele diz: 'Domina com vigor teus inimigos... (Sl 109,1. 2. 3. 4)

Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. [...] Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: 'Estende a mão.' Ele a estendeu e a mão ficou curada. (Mc 3,1-6)

Leitura completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB


segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração! . >> Sl 110, 1-2. 4-5. 9.10

 

Deus não é injusto, para esquecer aquilo que estais fazendo e a caridade que demostrastes em seu nome, servindo e continuando a servir os santos. Mas desejamos que cada um de vós mostre até ao fim este mesmo empenho pela plena realização da esperança, para não serdes lentos à compreensão, mas imitadores daqueles que, pela fé e a perseverança se tornam herdeiros das promessas. [...] A esperança, com efeito, é para nós qual âncora da vida, segura e firme, penetrando para além da cortina do santuário, aonde Jesus entrou por nós, como precursor, feito sumo sacerdote eterno na ordem de Melquisedec. (Hb 6,10-20)

Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração! [...] Ele dá o alimento aos que o temem e jamais esquecerá sua Aliança. >> Sl 110, 1-2. 4-5. 9.10  

'O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado'. (Mc 2,23-28)

Leitura completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB

 


domingo, 17 de janeiro de 2021

Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. (Hb 5,1-10)

 

Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem.

Tu és príncipe desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor da santidade, como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!' >> Sl 109,1. 2. 3. 4

Ninguém pðe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos'. (Mc 2,18-22)

Leituras completas: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB




quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Levantem-se e as contem a seus filhos, para que ponham no Senhor sua esperança... (Sl 77, 3.4bc. 6c-7. 8)

 

Tenhamos cuidado, enquanto nos é oferecida a oportunidade de entrar no repouso de Deus, não aconteça que alguém de vós fique para trás. (Hb 4,1-5.11)

Levantem-se e as contem a seus filhos, para que ponham no Senhor sua esperança; das obras do Senhor não se esqueçam, e observem fielmente os seus preceitos.

Jesus anunciava-lhes a Palavra. Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. (Mc 2,1-12)

Leitura completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Escutai o que declara o Espírito Santo... (Hb 3,7-14)


'Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como aconteceu na provocação, no dia da tentação, no deserto, onde vossos pais me tentaram, colocando-me à prova, embora vissem as minhas obras, durante quarenta anos. [...] animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser 'hoje', para que nenhum de vós se endureça pela sedução do pecado

'Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras'. >> Sl 94, 6-7. 8-9. 10-11

Um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: 'Se queres tens o poder de curar-me'. Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: 'Eu quero: fica curado!' No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. (Mc 1,40-45)

Leitura completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! >> Sl 104,1-2. 3-4. 6-7. 8-9

 


Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação. (Hb 2,14-18)

Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! >> Sl 104,1-2. 3-4. 6-7. 8-9

A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. [...] Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. Quando o encontraram, disseram: 'Todos estão te procurando'.

Jesus respondeu: 'Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim'. E andava por toda a Galiléia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios. (Mc 1,29-39)

Leitura completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB


 


segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

'Anunciarei o teu nome a meus irmãos; e no meio da assembléia te louvarei.' (Hb 2,5-12)

 

'Anunciarei o teu nome a meus irmãos; e no meio da assembléia te louvarei.'

Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes... Sl 8, 2a.5. 6-7. 8-9

Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 'Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus.' Jesus o intimou: 'Cala-te e sai dele!' Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saíu. (Mc 1,21b-28)

Leitura completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB


domingo, 10 de janeiro de 2021

Quando faz entrar o Primogênito no mundo, Deus diz: 'Todos os anjos devem adorá-lo!' (Hb 1,1-6)

 

Ele sustenta o universo com o poder de sua palavra. Tendo feito a purificação dos pecados, ele sentou-se à direita da majestade divina, nas alturas [...] Quando faz entrar o Primogênito no mundo, Deus diz: 'Todos os anjos devem adorá-lo!'

Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! O seu trono se apóia na justiça e no direito. >> Sl 96 (97), 1.2b. 6 7c. 9

o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!' E, passando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus lhes disse: 'Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens'. E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. (Mc 1,14-20)

Leitura completa: https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2021&mes=1&dia=11


quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos. >> Sl 147, 12-13. 14-15. 19-20

 

Quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue). E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade. >> 1Jo 5,5-13

Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos. >> Sl 147, 12-13. 14-15. 19-20

Um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: 'Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar.' (Lc 5,12-16)

Leitura completa: https://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2021&mes=1&dia=8

 


quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. (1Jo 4,19 - 5,4)

 

Com justiça ele governe o vosso povo, com eqüidade ele julgue os vossos pobres. >> Sl 71 (72), 1-2. 14.15bc. 17


terça-feira, 5 de janeiro de 2021

A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. (1Jo 4,11-18)

 
Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará. (Sl 71) 

Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles. Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. 50Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo!” (Mc 6,45-52)

Leituras completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB


segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou... (1Jo 4,7-10)

 
Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.  

Com justiça ele governe o vosso povo, com eqüidade ele julgue os vossos pobres. >> Sl 71 (72), 1-2. 3-4ab. 7-8  

Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: 'Este lugar é deserto e já é tarde. Despede o povo, para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer.' Mas, Jesus respondeu: 'Dai-lhes vós mesmos de comer.' (Mc 6,34-44)  

Leitura completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB

 

domingo, 3 de janeiro de 2021

O Anticristo virá; pois bem, ele já está no mundo... (1Jo 3,22 - 4,6)


Caríssimos, não acrediteis em qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus, pois muitos falsos profetas vieram ao mundo. Este é o critério para saber se uma inspiração vem de Deus: todo espírito que leva a professar que Jesus Cristo veio na carne é de Deus; e todo espírito que não professa a fé em Jesus não é de Deus; é o espírito do Anticristo. Ouvistes dizer que o Anticristo virá; pois bem, ele já está no mundo. Filhinhos, vós sois de Deus e vós vencestes o Anticristo. Pois convosco está quem é maior do que aquele que está no mundo. Os vossos adversários são do mundo; por isso, agem conforme o mundo, e o mundo lhes presta ouvidos. Nós somos de Deus. Quem conhece a Deus, escuta-nos; quem não é de Deus não nos escuta. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.

Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória e prestai-lhe homenagem com respeito! >> Sl 2, 7-8. 10-11

O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz. Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: 'Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo. Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. E sua fama espalhou-se por toda a Síria. (Mt 4,12-17.23-25)

Leitura completa: Liturgia :: A Palavra de Deus na Vida :: CNBB